Tartarugas de estimação, veja as diferenças entre elas

Tartarugas de estimação

Já pensou em ter um réptil como animal de estimação? Então se prepare, porque hoje você vai ver tartarugas de estimação e as diferenças entre elas.

Para adotar algum desses bichinhos, só podem três tipos, como as aquáticas, os jabutis e os cágados.

Quer saber qual a diferença entre ambas?

Então fique agora com as tartarugas de estimação:

Aquáticas

Elas existem em maior quantidade do que os outros tipos e ainda vivem dentro d’água.

No entanto, há momentos em que saem para tomar sol e para desovar.

Vivem tanto em água doce como salgada e em relação à estrutura de seu corpo, elas possuem um casco arredondado, rígido e bem alto.

Esta tartaruga não tem o pescoço comprido igual as outras, então por isso, quando vai colocar sua cabeça para dentro do casco, não precisa incliná-la para o lado, como costumam fazer as outras espécies.

Para as aquáticas são necessários aquários , com uma piscina de profundidade suficiente para nadar tranquilamente e uma área para tomar um solzinho, se secar e descansar.

Cágados

Os cágados são animais semi-aquáticos, então isso significa que eles podem viver tanto dentro, como fora da água, porém, eles são mais adaptados para viver apenas em água doce.

A diferença dos cágados é em relação ao formato de seu casco, que é mais achatado e ovulado, além do formato das patas que são bem diferentes e ainda os Cágados têm dedos com membranas para facilitar os seus movimentos dentro d’água.

Já sua alimentação é baseada em peixes e crustáceos, também contando com rações específicas que você encontra com grande facilidade em pet shops.

Jabutis

Os Jabutis são a espécie mais diferente entre as tartarugas de estimação, pois só vivem na terra e então não há nenhuma característica hidrodinâmica para que possam viver na água.

Ao contrário disso, possuem um casco muito alto e pesado, além de terem patas grandes que lembram a estrutura de elefantes.

Como encontrar essas tartarugas de estimação?

Sendo vendida em pet shops, a tartaruga aquática é a mais fácil de se encontrar.

Já os cágados e jabutis é necessário possuir uma autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis).

Alimentação dessas tartarugas

O cágado é um animal carnívoro que se alimenta principalmente de peixes e de crustáceos.

No caso dos cágados de estimação, hoje em dia é possível alimentá-los com rações específicas para eles, feitas com crustáceos desidratados.

Já o jabuti come pouca proteína animal, levando uma dieta preferencialmente vegetariana, e tendo como resultado uma dieta com diversas frutas, legumes e verduras.

E por fim, as Tartarugas aquáticas são animais onívoros, isso significa que comem de tudo.

Você pode variar a dieta dando peixe cru, folhas, vegetais, grilos, larvas ou até mesmo alguns pequenos insetos.

O que achou deste artigo sobre tartarugas de estimação?

Deixe sua opinião sobre este artigo e logo em seguida veja outros tópicos, como:

Quatro curiosidades sobre o olfato canino,

Alguns motivos para ter um peixe de estimação.

Deixe um comentário